• Reserve já

    Centro de Artesanato de Morro Branco

    28 de abril de 2020

    O artesanato em Morro Branco é uma mistura maravilhosa de cores e emoções encantadoras. Sabe qual é o melhor lugar para se maravilhar nesse arco-íris cultural?
    Centro de Artesanato de Morro Branco

    Ele está aberto desde 2008 e é onde concentra todos os artesãos locais, proporcionando o fortalecimento do comércio e facilitando o acesso dos turistas a um número maior de variedades de artesanato no mesmo local, deixando a passagem dos turistas mais rápida, agradável e rica de tantos trabalhos artesanais LINDOS.

    Conhecer o artesanato de Morro Branco é descobrir a arte do povo local e a capacidade de transformar uma simples areia colorida em uma grande obra de arte, isso é incrível, né? Tendo a silicografia (arte de desenhar com areia) como um dos principais atrativos culturais da região. A técnica impressiona visitantes que vêem paisagens coloridas sendo formadas dentro de objetos de vidro, um estilo de arte que demanda muita precisão, destreza e aquela concentração que só os artesãos de Morro Branco têm. O mais legal é que é possível presenciar o momento em que eles estão produzindo os artesanatos, criando a lembrança que você vai levar para amigos e familiares ou até para você mesmo, fazendo com que os turistas conheçam todo o processo artístico daquilo que vão levar. Alguns em garrafas grandes, outros em garrafas médias e uns em garrafas tão pequenininhas que podem ser facilmente usadas como chaveiros e enfeites de mesa, ou seja, tem para o gosto da tia, da avó, primo e vizinho.

    Em todo o Ceará, principalmente nas regiões litorâneas é possível encontrar um tipo de artesanato específico de cada localidade e longe das praias da capital Fortaleza, mais precisamente a 86km nós encontramos além de um artesanato diferenciado, um povo que cuida e preserva o seu patrimônio natural.

    Você sabia que antigamente os artesãos usavam as areias coloridas das falésias como matéria-prima para todos seus produtos?

    Então, elas são muito procuradas, mas atualmente essas areias coloridas são produzidas pelos próprios artesãos. Mas, porém, entretanto e toda via, eles e nós, precisamos cuidar de todo nosso patrimônio cultural, não é mesmo? É uma forma de fazer artesanato e manter as belezas da sua região, o que é um belo exemplo de consciência ambiental(diga-se de passagem). Durante muitos anos os artesãos vem criando lindas paisagens representando desde seu litoral e vistas belíssimas do pôr do sol da sua cidade até lindas combinações de cores em inúmeros formatos de recipientes de vidro de diversos tamanhos, que sempre encantam desde os moradores locais à vocês, turistas do Brasil e do mundo todo que decidem passar pela encantadora Praia de Morro Branco.
    Mas, não é apenas de areia colorida que o artesanato local vive não, destaca-se também as rendeiras incríveis que produzem “ao vivo” peças com renda de bilro. O material utilizado são: fios, bilros de madeira, almofada cilíndrica, alfinetes e cartões furados. Nas almofadas redondas, recheadas com palha de bananeira, a rendeira aplica o “molde”, riscado e marcado por alfinetes ou espinhos, e vai elaborando o seu trabalho com um emaranhado de linhas, habilmente conduzidas pelos bilros. Cruzando os bilros em movimentos rápidos e precisos com as mãos, as rendeiras vão pacientemente transformando as linhas em delicadas peças de rendas. Deixa eu te contar um fato mega interessante: Os bilros, que são pequenas bobinas de madeira, também são feitos por artesãos, ou seja, todo o processo até do material utilizado é totalmente artesanal(UAU) .

    Outras manifestações culturais, como os artigos em barro, a pintura, a palha, entre outros podem ser encontradas. Agora que a gente conseguiu te falar um pouquinho sobre essa ONDA ARTESANAL que temos em Morro Branco, você já pode vir para conhecer um pouco mais da cultural local, visitar o Centro de Artesanato Professor José Edir Ribeiro e se encantar e espalhar por aí toda a magia desses artesanatos com a cultura cearense presente em todos eles.

    Deixe seu cometário

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Siga-nos!